...

SEMINÁRIO APMG - Ediclê Duarte

12 de fevereiro de 2025 – 16:00 - ZOOM

 

Atmospheric Pollutants, Meteorological Factors and Cardiorespiratory Mortality in Metropolitan Areas

   

Link:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96022386340

 

Resumo

Neste trabalho que tem por título "Atmospheric Pollutants, Meteorological Factors and Cardiorespiratory Mortality in Metropolitan Areas" vou mostrar minha atuação em estudos que mostram como poluentes atmosféricos e condições meteorológicas influenciam a mortalidade por problemas cardiorrespiratórios. Destaco o estudo "Impact of Seasonal Air Pollution and Weather Conditions on Cardio-Respiratory Mortality in Portuguese Metropolitan Areas", atualmente em processo final de revisão na Scientific Reports, onde analisamos a relação entre poluição sazonal, eventos extremos e saúde pública. Minha contribuição incluiu a análise de tendências sazonais e interpretação dos impactos à saúde, com implicações para estratégias de mitigação. Outros trabalhos incluem o estudo "Compound dry-hot-fire events connecting Central and Southeastern South America" (npj Natural Hazards), que aborda os impactos combinados de secas, ondas de calor e queimadas, e o artigo "Fire-Pollutant-Atmosphere Components and Its Impact on Mortality in Portugal During Wildfire Seasons" (GeoHealth), que explora os efeitos das queimadas na saúde pública em Portugal. Esses estudos, aliados ao meu trabalho em modelação atmosférica e qualidade do ar, reforçam a importância de estratégias integradas para mitigar os impactos da poluição e eventos extremos na saúde pública, tema central das pesquisas que continuo a desenvolver na Portugal.

 

Biografia

...

Ediclê de Souza Fernandes Duarte
Minha carreira de pesquisa tem se concentrado em química e física atmosférica, com interesse particular em qualidade do ar, modelação atmosférica, emissões antropogênicas e naturais, e seus impactos ambientais e sociais. Atualmente, sou pesquisador no Center for Sci-Tech Research in Earth System and Energy-CREATE, Instituto de Investigação e Formação Avançada-IIFA, Earth Remote Sensing Laboratory (EaRS Lab), University of Évora, Portugal. Participo em projetos que investigam os efeitos das mudanças climáticas e da poluição do ar em áreas urbanas. Meu foco de pesquisa tem por objetivo entender os efeitos de eventos climáticos extremos na qualidade do ar, saúde pública, recursos energéticos e resiliência urbana por meio de modelação atmosférica avançada. Tenho formação acadêmica em modelação atmosférica, assimilação de dados e estatística avançada para avaliar fenômenos ambientais complexos. Tenho doutorado em Ciências do Clima pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2021) com foco em modelação de alta resolução de poluentes atmosféricos e assimilação de dados de aerossóis em São Paulo, adaptando e aplicando o EURopean Air Pollution Dispersion - Inverse Model (EURAD-IM). Durante minha gestão como pesquisador visitante no Instituto Renano de Pesquisa Ambiental da Universidade de Colônia, Alemanha (2018–2019), eu expandi minha expertise em modelação atmosférica em computador de alto desempenho (HPC), utilizando sistemas como o JURECA-DC em Forschungszentrum Jülich, Alemanha. Meu mestrado na UFRN abrangeu amostragem de aerossóis e modelação com o modelo HYSPLIT, que continuo a usar em estudos de qualidade do ar.

A minha investigação explora os impactos de eventos extremos e poluição na saúde pública, oferecendo suporte para políticas de mitigação e adaptação climática. As minhas publicações mais relevantes podem ser consultadas em: https://www.cienciavitae.pt/portal/0016-A931-B667.

 
Organização: Miguel Potes, Célia Gouveia, Isilda Menezes, Mário Pereira e Rui Oliveira.

 

Link:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96022386340

  ...